Usar cadeira preta em uma decoração com cores escuras ou até mesmo como um ponto de contraste em uma decoração de tons suaves leva um ar de modernidade e sofisticação para o ambiente.
A cor preta é meio polêmica: alguns amam usar, principalmente com branco. Mas também há quem deteste.
Como tudo na vida, usar preto na decoração tem seus prós e contras:
- Não aparenta alguns tipos de sujeira;
- Pode deixar pelos de animais e poeira mais evidentes;
- Leva peso e ajuda a criar contraste na decoração;
- Deixa a decoração mais séria e sofisticada;
- Escurece o ambiente, pois absorve a luz.
A cor preta é uma cor neutra e simboliza o mistério, representando força e elegância. É comum seu uso em decorações consideradas masculinas.
Por que usar cores escuras na decoração?
Usar preto, assim como tons mais escuros de cinza, é uma alternativa interessante se você busca uma decoração ousada e elegante com toque moderno.
Ele ajuda a absorver e controlar o excesso de luz natural para tornar os ambientes mais agradáveis e aconchegantes.
Em relação aos efeitos da cor preta na psicologia, quando usada em maior quantidade, pode ajudar a criar um espaço de intimidade e segurança entre as pessoas, porém o excesso de preto em áreas mais sociais e de trabalho pode diminuir os estímulos, causando desânimo e falta de energia.
Nesse espaço de home office, por exemplo, além do tapete, a planta é o único elemento que contém um pouco de cor. Talvez aplicar uma tonalidade viva na parede ou na luminária já traria um ponto de cor para elevar a energia desse cantinho.
Nesse outro exemplo, o conceito da paleta é mais suave, e a cadeira aparece como um contraste. É uma ideia útil para quem quer valorizar a luz natural e criar um clima mais leve para o espaço.
Aliás, essa cadeira Windsor está fazendo muito sucesso fora do Brasil. Quer ver ideias de modelos de cadeiras? Confira este artigo:
Como usar cadeira preta na decoração de ambientes?
Para equilibrar tudo isso, é preciso balancear o uso de preto com tons mais claros, principalmente tonalidades de marrom e bege, que ajudam a criar a sensação de acolhimento e afetividade.
Considere o uso de alguns itens de cores mais intensas para fazer um contraponto e levantar um pouco o astral do ambiente, para que não fique muito apagado.
Outra dica importante é investir em iluminação de qualidade e em lugares estratégicos.
Além disso, preto combina com diferentes tipos de decoração: estilo industrial, moderno, rústico, escandinavo, etc.
Home office com decoração colorida
Mas isso não significa que o preto precisa ser predominante. Na verdade, ele pode aparecer pontualmente, como na imagem a seguir:
As cores predominantes são: azul, branco e cinza. O preto aparece em alguns elementos e funciona como ponto de atração para nossos olhos. Isso acontece porque os demais tons da paleta são mais suaves, fazendo com que o preto dê destaque.
Decoração minimalista com cadeiras pretas
No caso da foto acima acontece algo parecido: as cadeiras Eames Eiffel e a mesa redonda, assim como o vaso de plantas e a moldura do quadro, têm o preto. Mas outros elementos equilibram isso: o piso claro e as paredes brancas dão um fundo suave. Já o arranjo de mesa oferece um toque delicado ao espaço minimalista.
Sala de jantar iluminada com cadeiras pretas
Veja como essa sala de jantar está iluminada: o piso e as paredes claras, a luz intensa que entra pela janela: tudo isso cria um efeito refrescante e revigorante. As cadeiras, uma releitura do modelo Windsor, com as plantas ficam muito evidentes, pois apresentam tons mais escuros.
Saber trabalhar bem esse contraste entre claro e escuro faz toda a diferença na decoração.
Estilo industrial com cadeira preta
Essa sala de jantar tem um estilo industrial meio futurista. Olha só essas cadeiras quadradonas e o detalhe anguloso da mesa de jantar. Tudo isso com o cinza predominante, que aparece até no piso. Repare como a madeira clara cria um alívio para a neutralidade da paleta.
Que chique!
Cadeiras pretas em decoração moderna
Aqui temos um belo exemplo de decoração moderna com uma pegada urbana usando cadeiras estofadas pretas. Observe o destaque da parede ao fundo com o buffet preto.
Ah, sem contar o espelho, que ajuda a trazer leveza, ampliar o ambiente e refletir a iluminação natural.
Clássico chique com cadeiras pretas
A cadeira medalhão é sinônimo de decoração clássica e elegante. A cor preta nesse ambiente é pura ousadia! Ela dá contraste e torna a composição mais sóbria e requintada. O que você achou? Escreve nos comentários.
Capa de cadeira preta: opção econômica para diferentes ambientes
Comprar cadeiras de jantar pretas é um investimento pesado. Como arriscar e investir sem ter certeza de que vai gostar do resultado?
E se você enjoar, como faz?
As capas de cadeira preta são uma opção econômica e versátil, e você pode utilizar em diferentes ambientes de sua casa.
Além da economia, outra vantagem das capas para cadeiras é a facilidade para mudar. Assim, você pode comprar cadeiras de cores mais neutras e usar as capas pretas para criar o efeito desejado.
Na verdade, com as capas, você nem precisa comprar cadeiras novas: basta escolher um kit e renovar seu ambiente.
Elaboradas com tecido elástico, elas se adaptam a diferentes tipos de cadeiras, sem deixar vincos e marcas. Nem parece capa!
Oferecem proteção para seus móveis, evitando manchas e desgastes. Além do mais, se suas cadeiras possuem imperfeições, com as capas fica tudo escondido.
A rotina de limpeza também é muito tranquila: basta retirar e colocar na máquina.
Fáceis de colocar, elas são a maneira mais prática e econômica de renovar suas cadeiras!
Confira nossa coleção completa no site: