Como Se Sentir Melhor Em Casa Durante a Pandemia?
Como todos nós sabemos, o nosso cenário atual, não está fácil pra ninguém, de empregados à empregadores, todos temos enfrentado algum tipo de dificuldade nessa pandemia…
Seja dentro ou fora de casa, mas não podemos deixar a peteca cair, temos que arregaçar as mangas e partir para luta!
E como falamos no artigo passado, dezenas de artistas têm feito apresentações online e ao vivo de suas próprias casas, em suas contas em redes sociais.
Como Marília Mendonça, Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Ludmilla e muitos outros.
Mas Por Onde Começar?
Talvez você nunca tenha passado tanto tempo dentro de casa como nas últimas semanas.
A pandemia de COVID – 19 fez com que pelo menos 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo permanecessem algum período fechadas em seus lares – ou seja, quase metade da população do planeta.
Preso em seu próprio lar por tantos dias seguidos, é bem possível que você tenha se dado conta de que alguns ambientes não estão exatamente como você gostaria.
Ou que a sua casa precisa de cuidados e atenção para ficar mais aconchegante e, quem sabe, mais feliz.
Se você sente que precisa mudar alguma coisa em casa para melhorar seu bem-estar e tem dúvidas do que fazer, o artigo que preparamos hoje foi feito especialmente para você poder esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas!
Vem ver!
Quais Costumam Ser Os Sinais De Que a Decoração da Sua Casa Não Está Fazendo Você Feliz?
O sinal mais claro de que a decoração da casa não faz o morador feliz é o surgimento de sentimentos negativos, como constrangimento, frustração ou angústia.
Se você se vê pedindo desculpa às visitas pelo estado da sua casa, ou se evita certos cômodos e armários porque eles estão bagunçados demais…
Ou ainda se você compara sua casa com lares aparentemente perfeitos que vê nas redes sociais, então a sua casa não está te fazendo feliz.
Quando sair de casa te traz alívio e voltar para lá ao final do dia aumenta seu estresse, claramente a casa é um obstáculo à sua felicidade.
Além disso, perceba se fazer coisas simples, como preparar uma refeição, escolher um espaço para relaxar, ou o simples fato de se vestir pela manhã parece mais difícil do que deveria ser.
Como Sentir-se Confortável No Próprio Lar?
Primeiro, reconheça que passar tantas horas em casa é uma oportunidade maravilhosa para se dedicar a tudo o que merece atenção ali.
Use esse tempo para fazer uma lista e um plano de ação do que pode ser melhorado em cada ambiente quando o isolamento terminar.
Mas não se trata apenas de planejar para o futuro. Há uma série de medidas
que podem ser tomadas agora mesmo para contornar a situação.
Comece de forma simples: escolha um cômodo ou um cantinho.
Organize os Objetos de Forma Diferente
Aspire a poeira, abra todas as janelas do ambiente para que entre luz e ar fresco dentro da sua casa.
Pensar na organização das tarefas também é uma forma de cuidado com sua saúde mental.
Isso porque a desorganização pode provocar a sensação de estar perdendo o controle das coisas.
O cuidado de organizar o ambiente, suas demandas domésticas e de trabalho te ajudam também a diferenciar o horário de trabalho do horário de descanso.
Pratique as habilidades manuais e faça você mesmo pequenos reparos, como apertar parafusos soltos e substituir lâmpadas queimadas.
Tente redistribuir os móveis para movimentar a energia do local, use e abuse de capas de cadeiras ou de sofá para dar uma renovada.
E até mesmo almofadas coloridas para ajudar a compor o ambiente do cômodo que você escolheu para arrumar.
Isso trará mais harmonia e sem dúvidas deixará o ambiente ainda mais confortável!
Sacuda a Poeira e Dê a Volta Por Cima
Tire livros, fotografias e lembranças das estantes e reorganize-os cuidadosamente enquanto relembra suas memórias.
Se você está no isolamento com outras pessoas, considere criar um pequeno canto da quietude, que seja limpo, agradável, com almofadas, capas para sofá e cadeiras, cortinas novas…
Isso pode ajudar muito principalmente pais e mães que precisam de um minuto de calma ao longo do dia na atual situação. Mas, acima de tudo, é importante ser grato.
Se lembre sempre que uma casa feliz começa com nossa própria atitude. Não importa se você vive em um espaço pequeno ou amplo, em uma casa própria ou alugada.
Apenas note o que você tem – uma casa aconchegante, uma proteção contra a chuva e o frio, acesso a água limpa, uma cama aconchegante para dormir e internet para se conectar a amigos e família.
Se apodere a uma destas coisas quando começar a se sentir para baixo.
Perceber o que temos e repetir o mantra “eu tenho tudo o que preciso neste momento” ajuda a minimizar os efeitos de estar fechado em casa e ajuda a criar um ambiente saudável.
Os sentimentos que temos sobre nossa casa são diretamente ligados à nossa psique. O que se passa em nossa mente é reforçado pelo espaço físico.
Não significa que nossa casa crie nossos sentimentos, mas sim os exalte. Portanto, quando esses sentimento baterem à porta, é hora de mudar as capas das cadeiras (risos)!
Não é realmente importante descobrir por que você odeia aquela cadeira na sala de estar ou por que você precisa mudar as coisas no quarto.
Em vez disso, a casa deve ser uma ferramenta que você pode usar para solucionar problemas e avançar em sua vida.
Fique em casa por que você ama estar nela, não por que você deve estar em casa, faça dessa experiência, única e especial!
Beijos e até logo, Malu! 💜
PS: Vai lá na loja Charme do Detalhe conferir os novos produtos que chegou, e já aproveita para dar uma repaginada na casa!