Decoração vintage: entenda o estilo e saiba como adotá-lo em sua casa
A decoração vintage é perfeita para quem ama peças antigas, objetos artesanais, quadros e louças de porcelana.
Se você deseja incorporar a decoração vintage em todos os cômodos da sua casa, fique de olho nas dicas que separei, para se inspirar.
Meu nome é Malu, sou a especialista em decoração da Charme do Detalhe, e hoje, vou falar sobre o estilo vintage de decoração para cada ambiente da casa.
O que é estilo de decoração vintage?
O estilo vintage passou a ser adotado durante a Segunda Guerra Mundial, quando a crise que assolou o mundo todo fez com que as pessoas utilizassem peças artesanais e reformassem móveis antigos em casa.
O termo “vintage” significa “vinho do porto”, uma alusão à ideia de quanto mais antigo for o móvel, melhor.
Hoje, o estilo vintage de decoração remete ao antigo, ou seja, a peças que foram produzidas entre os anos de 1920 e 1980.
Muitas vezes, pessoas encontram mobílias vintage em lojas de antiguidades, mas você também pode adotar algumas peças, como capa para sofá vintage, para aderir ao estilo.
Qual é a diferença entre decoração vintage e decoração retrô?
Muita gente confunde a decoração vintage com a retrô, ou acredita serem sinônimos, mas é importante conhecer o que as distingue. Basicamente, no estilo vintage, todas as peças, móveis e objetos são originais de épocas passadas, podendo ser comprados em lojas de antiguidades ou herdados.
Já o estilo retrô se caracteriza por peças, móveis e objetos novos, produzidos com base no estilo de décadas anteriores.
Ou seja: um sofá vintage foi, de fato, fabricado entre os anos 1920 e 1980, enquanto um retrô pode ser sido confeccionado ontem, mas com características que remetem à decoração usada antigamente.
Os móveis retrô são uma ótima alternativa para quem deseja incorporar o estilo vintage em casa, mas não pode investir em móveis antigos no momento.
Cortina Jacquard Charme 2,70×1,60 – Branco | Tapete Jacquard Losango – Marrom (5 Tamanhos) | Capa Cadeira Jantar Spandex – Geométrica Sol |
COMPRAR | COMPRAR | COMPRAR |
O que caracteriza o estilo de cada década?
Cada década do século XX é caracterizada por elementos singulares, que, unidos, compõem o que chamamos de estilo vintage. Entenda e saiba o que deseja adotar para a sua casa.
Anos 1920 e 1930
No começo do século XX, a decoração tinha como principal característica cores escuras, que contrabalanceavam com ornamentos dourados ou puxando para o bronze. Era possível sentir uma atmosfera bem luxuosa.
Anos 1940 a 1960
Durante a Segunda Guerra, a decoração teve de se tornar mais prática e simples, com móveis leves e práticos.
As peças não abdicaram, entretanto, da elegância e do romantismo, sendo as florais bastante características da época.
Anos 1970 e 1980
Por fim, os anos 1970 e 1980 são marcados pela preferência aos tons alegres e vibrantes, com mix de estampa e muito estilo.
Laranja, vermelho, azul e roxo estavam presentes em todos os ambientes da casa, e as pessoas prezavam a diversão.
Dicas para decoração vintage
Agora que você entendeu as principais características de cada era do estilo vintage, já sabe o que quer incorporar na sua decoração? Vou ajudar com algumas ideias para cada ambiente da casa.
Sala de estar vintage
Um sofá antigo é fundamental para uma sala de estar no estilo retrô, e caso você esteja preocupada em manter o móvel bonito, pode investir em uma capa de sofá protetora. No mais, sofá de couro, de veludo ou de botões são perfeitos para a ocasião.
Além disso, as almofadas não podem ficar de fora. Caso você não encontre nada antigo, que esteja em bom estado, basta adquirir capas de almofadas com estampas geométricas.
Você também pode incorporar a decoração com abajures antigos, uma vitrola ou um aparelho de telefone do século XX. Para as paredes, um relógio cuco e quadros com molduras antigas são muito bem-vindos.
No mais, se você tiver um puff em casa, aproveite para usar uma capa de puff retrô, como esta linda peça da Charme do Detalhe:
Quartos vintages
Quando o assunto é quarto vintage, o conforto deve ficar sempre em primeiro lugar. Então aconselho a pegar leve na decoração. As cores claras são muito bem-vindas e sempre estiveram presentes nos estilos vintage e retrô; o branco é perfeito para um jogo de cama, por exemplo.
Ademais, você pode contrabalancear um jogo de cama branco com outras cores claras, utilizando um cobre leito na cor caqui:
Lembre-se: o quarto é um espaço bastante pessoal, que precisa ser confortável e visualmente agradável, e você deve considerar sempre o seu gosto ao montar uma decoração vintage.
Cozinha e sala de jantar vintage
A decoração vintage é perfeita para a cozinha e sala de estar, mas costuma estar nos detalhes, já que é bem mais difícil encontrar opções antigas e funcionais de eletrodomésticos.
No caso, você pode adicionar uma cortina xadrez à sua sala de jantar, assim como tapetes geométricos na cozinha.
Não se esqueça de adotar as capas para cadeira e personalizar ainda mais a sua sala de jantar com o estilo vintage.
Banheiro vintage
Por fim, para ter um banheiro vintage, o segredo é apostar nos detalhes e nas paredes. Você pode adicionar azulejos e deixar tudo com mais personalidade, além de investir em novas saboneteiras embutidas.
Um espelho com moldura antiga e um aparador que sirva como armarinho também ajudarão seu banheiro a ficar lindo!
Quer mais dicas de decoração? Acompanhe o blog da Charme do Detalhe e conheça o amplo catálogo, com peças atemporais e acessórios que podem ser utilizados para compor a sua decoração vintage.
Deixe um comentário