5 Dicas para Montar um Espaço Zen
Para quem curte renovar os ambientes da casa de vez em quando, ficar de olho no que é tendência é sempre uma boa ideia.
Na vida de quem tem uma rotina corrida e um trabalho muito estressante, reservar um momento do dia para fazer uma pausa, ler um livro ou até meditar pode ser algo muito proveitoso.
E nessa hora, nada melhor do que ter um cantinho preparado para contribuir com esse relaxamento. Vamos ver 5 dicas abaixo:
1 – Qual lugar é o melhor lugar da casa para montar um espaço zen?
O primeiro passo, claro, é definir em que espaço da casa ou apartamento você vai querer montar seu cantinho.
Ele pode ser na varanda ou área externa para quem faz questão do ar puro, dentro do quarto se você prefere um clima mais intimista e até em um cantinho da sala de estar, se você faz o tipo mais relaxado.
O ideal é que haja espaço suficiente no local escolhido por você para inserir pelo menos um ou dois móveis e alguns objetos de decoração.
Se for necessário, desfaça de móveis que não usa mais para fazer seu cantinho.
Tenha certeza, antes de começar a montá-lo, de dar uma boa limpeza para evitar sujeira e bagunça.
2 – Plantas
As plantas são fundamentais para seu cantinho zen. Com elas, o espaço ganha vida e fica muito mais gostoso de passar o tempo ali, seja para ler ou meditar e descansar.
E você pode escolher as que gostar mais, mas lembre-se que elas exigirão uma série de cuidados.
Mas não esqueça: só as tenha se estiver disposto a essa dedicação.
Se você topar essa atividade, que tal criar uma horta dentro de casa?
3 – Conforto
No espaço zen, se não houver conforto não tem como haver relaxamento e tranquilidade.
É possível transformar a sala ou quarto em um ambiente que estimula o bem-estar, e para quem quer criar um espaço específico para isso, uma dica interessante é apostar em almofadas macias e pufes.
E falando em almofadas, uma ótima opção de almofada que você vai adorar é a Nó escandinavo que possui formato arredondado com efeito de nó.
Com tiras médias, são confeccionadas em tecido super macio e de enchimento fofinho.
Decoração Afetiva: Como deixar sua Casa Estilosa Gastando Pouco?
Para quem tem mais espaços disponíveis para montar um ambiente zen, uma boa ideia é apostar em um futon, tipo de acolchoado japonês que, dependendo do tamanho, pode se tornar uma cama de hóspedes.
O primeiro item que você deve escolher é aquele em que ficará sentado ou deitado no seu cantinho zen.
Uma cadeira confortável que você herdou da sua vó ou uma rede comprada em uma viagem e nunca pendurada podem ser boas opções para inaugurar seu cantinho zen.
Tapetes felpudos no chão dão um charme diferente no seu cantinho zen, espreguiçadeiras e pufes gordinhos nos quais você possa se esparramar. O mais legal é que você se sinta o mais confortável possível.
4 – Cores Zen
As cores desempenham um papel muito importante na construção do espaço zen. Além de definir a atmosfera da sua decoração, cada coloração é responsável por incentivar sensações diferentes.
E nesse quesito, tons mais claros e suaves inspiram momentos mais relaxantes e cores vibrantes e intensas passam um sentimento mais ativo e inspirador.
Para sua decoração zen, além de apostar em cores mais suaves, tons de azul, bege, branco, cinza e verde são responsáveis por criar um ambiente propício ao relaxamento.
5 – Aromaterapia para seu Espaço Zen
Os aromas também podem ajudar a criar um espaço perfeito para o relaxamento, através de difusores, aromatizadores, velas ou incensos.
Dos frescos aos florais e cítricos, a lavanda, jasmim, limão e baunilha são algumas das opções ideias de relaxar e trazer conforto.
Encontre os perfumes que mais lhe agradam para criar um espacinho ideal para relaxar.
Além de procurar ajuda de um especialista em aromaterapia para criar uma sinergia combinação de óleos apropriada para as necessidades, outra dica para quem que deixar o cantinho zen perfumado é usar incensos, além
Se você tem alguma religião, pode optar por inserir elementos dessa crença no ambiente também, como:
- Budas
- Santos e cia
Você pode usar as famosas luzes de Natal ou pisca-piscas. Como esse tipo de iluminação é um cordão, é possível utilizá-la no canto zen de várias formas.
Pendurar as luzinhas diretamente na parede, em torno de um vaso, seguindo uma moldura de um quadro ou janela e até mesmo dentro de um pote transparente, como se ele fosse uma luminária.
E agora você descobriu com as dicas como montar um espaço zen ficou mais fácil não é mesmo?
Relaxar ter equilíbrio emocional, paz e conforto e na Charme do Detalhe você vai encontrar o que você precisa para o melhor conforto e qualidade.
Beijos, Malu! 💜