A cadeira Eames Eiffel é um fenômeno do design de interiores, que se espalhou pelo mundo e tem decoração milhões de lares por aí.
Ela tem um formato anatômico simples e uma estrutura reforçada, perfeita para aguentar o baque da rotina doméstica.
Além disso, seu ar elegante é capaz de embelezar a decoração e trazer um toque moderno para diferentes tipos de decoração.
Por isso, neste post, vou apresentar para você detalhes sobre esse modelo de cadeira de jantar e dar algumas ideias sobre como utilizar na sua decoração e até como customizar a sua para ficar a sua cara!
O que é uma cadeira Eames Eiffel?
A cadeira Eames Eiffel é uma versão mais moderna de um design de cadeira criado nos anos 1940 e que ficou mundialmente famoso.
A primeira versão dessa cadeira de jantar se chamava Eames Molded Plastic e foi criada por um casal de designers, Charles e Ray Eames, para um concurso internacional que buscava premiar móveis de baixo custo em 1948. Mas a Eames não venceu a disputa.
O casal não desistiu do projeto e foi desenvolvendo versões que foram compradas e comercializadas, ganhando o gosto do público e dos mais renomados designers de interiores.
Porém, nos anos 1990, eles tiveram que suspender a produção da cadeira, pois os poluentes gerados pela fibra de vidro utilizada como matéria-prima para o móvel eram muito tóxicos.
O casal já havia construído uma marca forte e investiu em pesquisa e desenvolvimento de um novo material para a cadeira Eames.
Assim, ao desenvolverem uma fibra plástica resistente e menos danosa ao ambiente, os Eames relançaram as cadeiras icônicas em vários formatos.
Essa cadeira fez tanto sucesso que hoje é amplamente usada como inspiração para diversos modelos de móveis no Brasil e no mundo.
Mas essas cadeiras Eames são boas mesmo?
A primeira versão da cadeira Charles Eames, como também é conhecida, não era igual ao modelo Eiffel. A versão clássica tinha pernas simples de metal e podia ser usada com uma almofada de assento.
Com os anos, o casal Eames desenvolveu outros modelos. Um deles foi inspirado na Torre Eiffel, com ferragens que formam uma trama e ajudam a sustentar muito bem o peso de quem se senta nele.
Encontradas por um valor acessível no mercado, essas cadeiras podem gerar aquele pé atrás: “Será que são boas mesmo?”.
A patente da cadeira Eames já passou da validade, isso significa que esse modelo de cadeira pode ser fabricado por qualquer empresa sem precisar dar direitos autorais aos Eames e sua marca.
Por isso há diversas lojas ofertando essa cadeira. Como tudo que se vai comprar, vale muito a pena pesquisar bem o fornecedor, ler relatos de outros clientes e visitar as redes sociais da loja antes de comprar o produto.
Inclusive, já demos algumas dicas sobre o assunto neste post do nosso Instagram.
Em quais ambientes usar cadeiras Eames Eiffel?
A cadeira Eames Eiffel pode ser usada em qualquer ambiente da sua casa, basta que ela faça sentido com a decoração escolhida.
Uma sala de jantar com decoração moderna e despojada, com uma pegada urbana minimalista, por exemplo, pode combinar muito bem com a cadeira Eames Eiffel.
Onde também é muito comum o uso desse modelo de cadeira é o ambiente de trabalho ou estudo em casa. Com o home office cada vez mais comum, o modelo de cadeira Eames Eiffel se tornou uma solução econômica com tamanho adequado e design simples.
Com um acessório simples, como um pelego aconchegante, você já adapta a cadeira Eames, deixando o espaço mais estiloso e confortável.
Outro uso super comum para a cadeira Eames Eiffel é como móvel de apoio no quarto. Por ser simples e não ocupar muito espaço, ela pode ser muito boa até para substituir uma mesa de cabeceira.
Em termos de estilo, a cadeira Eames Eiffel combina perfeitamente com a decoração industrial, na qual há móveis despojados, uso de tons mais sóbrios e customização de elementos do ambiente.
Capa para cadeira Eiffel: customize e deixe com a sua cara!
A cadeira Eames Eiffel é muito popular. Seja por causa do custo baixo ou do design simples e bonito, é um móvel presente em muitos apartamentos por aí.
Como evitar o lugar comum e adaptar a cadeira Eiffel para ter um toque especial, diferente e criativo?
Existem algumas alternativas: pinturas caseiras, envelopamento com adesivos e até o uso de almofadas comuns.
Contudo há uma solução super prática e econômica para ajudar você a mudar o visual de suas cadeiras Eames Eiffel sempre que quiser sem precisar gastar muito tempo e dinheiro.
As capas para cadeira Eames Eiffel são confeccionadas em tecido rico em elastano, o que as torna adaptáveis, com caimento perfeito, sem deixar vincos ou marcas.
O arremate com elástico na parte inferior deixa a peça firme e esticada.
Com um kit simples de capas, é possível mudar o esquema de cores das cadeiras, experimentar uma estampa diferente ou até mesmo uma cor mais ousada.
Veja algumas opções de capa para cadeira:
- Quer ver mais? Entre no site e confira a coleção completa de capas para cadeira Eiffel!